Agostinho Tavares, Monsenhor
Faleceu a 29 de Julho de 2015 na sua moradia em Ponta Delgada, aos 85 anos de idade, o Monsenhor Agostinho do Couto Tavares, antigo reitor do Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres.
Nasceu a 23 de Julho de 1930 na freguesia da Maia, concelho de Ribeira Grande. Formou-se no seminário Episcopal de Angra, foi Perfeito de Estudos e Reitor do Seminário menor de Ponta Delgada, onde foi professor nas disciplinas de Português, Educação Moral e Religiosa Católica e Educação Física.
Introduziu na Diocese de Angra o Movimento do Renovamento Carismático, do qual era o assistente espiritual, e foi animador do Movimento dos Cursilhos de Cristandade em Ponta Delgada. Organizou ainda a vinda do Papa João Paulo II aos Açores.
Tinha 62 anos de sacerdócio e foi, desde março de 1993 até agosto de 2012, Reitor do Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres, tendo sido considerado um missionário do culto do Senhor Santo Cristo dentro e fora dos Açores.
No dia 29 de Julho foi celebrada uma primeira Eucaristia, no Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres, pelas 18h, seguindo-se da celebração das Vésperas Solenes do Oficio de Defuntos às 21h. A igreja esteve aberta até à meia noite e reabriu às 7h do dia seguinte para a realização da missa habitual às 8h, ainda com a presença do corpo que, posteriormente, seguiu para a igreja Paroquial de São José para a realização das cerimónias fúnebres, presididas pelo vigário episcopal para São Miguel, Cipriano Pacheco, e onde, às 10 horas, houve a missa Exequial. Depois seguiu para a sua terra natal, a Maia, na Ribeira Grande, onde foi sepultado.