Sidebar

Sidebar predefinida

Alberto Romão Madruga da Costa

Faleceu a 14 Madruga da Costade Novembro de 2014 no Hospital Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, aos 74 anos de idade, Alberto Romão Madruga da Costa, antigo presidente do Governo Regional e do parlamento açoriano.

Nasceu a 15 de Abril de 1940 na cidade da Horta, ilha do Faial. Frequentou o Liceu Nacional da Horta e o Liceu Nacional de Ponta Delgada e, posteriormente, a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, transferindo-se depois para a Universidade de Coimbra, onde fez o 4.º ano da licenciatura em Filologia Germânica.  Uma comissão de serviço militar em Angola interrompeu-lhe os estudos.

Regressou aos  Açores e ingressou nos quadros do Banco Português do Atlântico, posteriormente Banco Comercial Português, desenvolvendo uma carreira como gerente da Agência da Horta desse mesmo Banco. Após a Revolução de 25 de Abril de 1974 tornou-se personalidade destacada no lançamento da democracia no Faial e na projecção desta ilha na vida política açoriana, tendo aderido ao PPD, nesse mesmo ano, e exercido diversas funções partidárias, nomeadamente Vogal da Comissão Administrativa da Câmara Municipal da Horta, entre 1974 e 1975, e Presidente da Comissão Administrativa da Junta Geral do Distrito Autónomo da Horta, entre 1975 e 1976. No âmbito partidário, desempenhou vários cargos, nomeadamente o de presidente da Comissão Política do Faial, de vice-presidente da Comissão Política Regional e de presidente da Mesa do Congresso em diversas ocasiões.

Em 1976 foi eleito à Assembleia Legislativa Regional, pelo círculo do Faial, cargo que exerceu durante seis legislaturas consecutivas (24 anos). Foi eleito vice-presidente da Assembleia Legislativa dos Açores entre 1976 e 1978, tendo também assumido o cargo de Presidente da mesma entre 1978 e 1995. A 10 de Junho de 1979 representou o Presidente da República, nas comemorações do Dia de Camões, de Portugal e das Comunidades Portuguesas, na Costa Leste dos Estados Unidos da América. Foi também Secretário Regional dos Transportes e Turismo entre 1979 e 1984, Presidente do Grupo Parlamentar do PSD  entre 1985 e 1991 e Presidente do VI Governo da Região Autónoma dos Açores de 20 de Outubro de 1995 a 9 de Novembro de 1996, na sequência da demissão de Mota Amaral. Por inerência destas funções, foi ainda membro do Comité das Regiões da União Europeia e Vice-Presidente da Comissão das Ilhas da Conferência das Regiões Periféricas Marítimas da Europa, Conselheiro de Estado, Vogal do Conselho Superior de Defesa Nacional, do Conselho Superior de Segurança Interna e do Conselho Superior de Informações.

Afastado da vida política ativa, teve uma breve incursão na comunicação social, entre Março 2004 e fim de Dezembro de 2005, como diretor do jornal Correio da Horta, propriedade da Diocese de Angra e entretanto extinto. Foi ainda nomeado a 28 de maio de 2008 administrador não executivo da EDA – Empresa de Electricidade dos Açores.

Foi agraciado com a grã-cruz da Ordem do Mérito a 9 de maio de 1995, durante a presidência de Mário Soares, com a Insígnia Autonómica de Valor em maio de 2006, pela Assembleia Regional e com a Grã-Cruz da ordem do Infante Dom Henrique a 19 de Janeiro de 2010, durante a presidência de Aníbal Cavaco Silva.

O seu funeral realizou-se no dia 15 de Novembro na sua terra natal, após missa na igreja Matriz da Horta, seguindo para o cemitério do Carmo, Horta.