Sidebar

Sidebar predefinida

Dom Manuel de Medeiros Guerreiro

Dom Manuel de Medeiros GuerreiroFaleceu a 10 de abril de 1978, aos 86 anos de idade, na sua residência em Santa Cruz, na Lagoa, Dom Manuel de Medeiros Guerreiro, notável bispo açoriano no Oriente.

Nasceu a 12 de abril de 1891 em Santa Cruz, na Lagoa, onde realizou os seus estudos elementares. Em 1904 ingressou no Seminário Diocesano de Angra, na ilha Terceira, concluindo a sua formação religiosa e sendo ordenado presbítero a 24 de agosto de 1913 por D. Francisco José Ribeiro de Vieira e Brito, em Rendufinho, concelho de Póvoa de Lanhoso, distrito de Braga. Em 1919 concluiu a licenciatura em Teologia, tendo frequentado em Roma a Universidade Gregoriana e o Colégio Português.

Regressou aos Açores em 1919 e exerceu durante 18 anos a docência no Seminário Diocesano de Angra. No ano seguinte, foi nomeado pároco da freguesia da Conceição, em Angra do Heroísmo, mantendo-se como professor externo do Seminário. Em 1928 foi nomeado vice-reitor do Seminário angrense pelo então bispo de Angra, D. António Augusto de Castro Meireles, sendo um dos principais obreiros da reconstrução do edifício, dando-lhe a configuração que, no essencial, ainda mantém.

A 10 de abril de 1937, oPapa Pio XI nomeou-o bispo de São Tomé de Meliapor, do Padroado Português do Oriente (Índia), tomando posse a 10 de agosto do mesmo ano. A sua sagração realizou-se na Basílica do Bom Jesus, em Goa, a 15 de agosto de 1937, presidida pelo patriarca das Índias Orientais, D. Teotónio Vieira de Castro. Entrou solenemente na sede diocesana a 22 de agosto, sendo calorosamente recebido na Estação Central de Madrasta. Durante o seu episcopado visitou detalhadamente todas as paróquias da sua dispersa diocese, totalizando 62 paróquias, cumprindo rigorosamente a lei canónica.

Permaneceu na diocese de Meliapor até 1951, ano em que esta foi fundida com a Arquidiocese de Madrasta. A 2 de março de 1951, por bula do Papa Pio XII, foi transferido para a diocese de Nampula, em Moçambique, tomando posse a 15 de maio e governando até 30 de novembro de 1966, quando atingiu o limite de idade. Nesse ano, foi nomeado bispo titular de Praecausa, cargo que exerceu até 1971. Em 1967 tornou-se bispo emérito de Nampula, passando a residir na sua terra natal, Santa Cruz, Lagoa.

A sua obra social em Nampula é grandiosa, deixando o seu nome ligado à construção de inúmeros edifícios, incluindo a Catedral da cidade. Foi o único açoriano, e um dos poucos portugueses, a ser bispo em três dioceses diferentes.

Aquando do seu jubileu, a 15 de agosto de 1962, recebeu uma carta do Papa João XXIII a felicitá-lo. Em 1962 foi também agraciado com a insígnia de Grande Oficial da Ordem do Império, durante a presidência de Américo Tomás. A Câmara Municipal da Lagoa descerrou, a título póstumo, um busto seu no Largo do Teatro, da autoria do escultor Álvaro de França. Além disso, o seu nome é patrono de duas escolas básicas do 1.º ciclo, uma na ilha de Santa Maria e outra na ilha de São Miguel, e integra a toponímia de uma das ruas da freguesia de Santa Cruz, na cidade da Lagoa.

O seu funeral realizou-se pelas 8h30 do dia 11 de abril, após missa de corpo presente na Igreja Matriz de Santa Cruz, na Lagoa, seguindo depois para o cemitério local.