Coronel João Moniz da Ponte Júnior
Faleceu a 16 da Janeiro de 1973, aos 81 anos de idade, na sua residência em Ponta Delgada, o Coronel João Moniz da Ponte Júnior, casado com Antonieta Cardoso Moniz da Ponte.
Nasceu a 30 de Outubro de 1891, na freguesia de Capelas, concelho de Ponta Delgada, ingressou na antiga Escola do Exercito e, quando da primeira Guerra Mundial, seguiu para França, integrado no Corpo Expedicionário Português. No posto de tenente, foi comandante da Companhia da Guarda Fiscal, aquartelada em Ponta Delgada. Após o movimento 28 de Maio de 1926, foi Adjunto do Delegado Especial do Governo da Republica nos Açores, Coronel Feliciano António da Silva Leal, e vereador do Município de Ponta Delgada. Quando em 1936, se constituiu a Legião Portuguesa, assumiu no posto de capitão, o lugar de seu Comandante Distrital, pondo grande empenho na propaganda e organização daquele corpo militarizado. Quando da segunda guerra mundial, fez parte no posto de major, das numerosas forças concentradas na ilha de São Miguel e exerceu funções de especial confiança no Quartel General do Comando Militar dos Açores. De 1946 a 1947, no posto de tenente-coronel, comandou o Batalhão de Infantaria 18, expedicionário a Angola, mobilizado em Ponta Delgada, assumindo no mesmo período, o cargo de Presidente da Câmara Municipal de Nova Lisboa, Angola. Transitoriamente foi Comandante Militar dos Açores. Tendo passado à reserva no posto de coronel, foi Presidente da Cruz Vermelha Portuguesa em Ponta Delgada.
Era membro da Ordem Militar de Avis, sendo condecorado durante a presidência de António Óscar Carmona, com as insígnias de Oficial e Grande-Oficial.
O seu funeral, teve lugar da casa da sua residência, para o cemitério de São Joaquim, em cuja capela foi celebrada missa de corpo presente.