Sidebar

Sidebar predefinida

José Baptista, Monsenhor

Monsenhor Jose BatistaFaleceu a 15 de Fevereiro de 1984, na Clinica de Bom Jesus em Ponta Delgada, onde se encontrava internado devido a um acidente de viação, Monsenhor José Baptista Ferreira, virtuoso pároco da Igreja de São Pedro em Ponta Delgada.

O ilustre sacerdote, tinha raras virtualidades artísticas, a tal ponto que o Bispo D. Manuel Trindade Salgueiro, lhe sugeriu matricular-se na Escola de Belas Artes. Esta sua veia artística várias vezes se manifestou, ao longo dos anos, na igreja de São Pedro, bem como nos quadros da Via Sacra que ele pintou para a Igreja do Imaculado Coração de Maria.

Nasceu a 16 de Fevereiro de 1917 na freguesia de Conceição de Ribeira Grande, ainda muito pequeno, viu-se órfão do pai. Após a escola primária foi aluno do Liceu Central de Antero Quental, depois seguiu para o Seminário de Angra onde em 1939, recebeu a Prima Tonsura e Ordens de Menores.

Em 21 de Maio de 1942, foi ordenado presbítero pelo Bispo D. Guilherme Augusto da Cunha Guimarães.

Foi em 25 de Dezembro de 1957 que deu entrada na paróquia de São Pedro, onde a sua actividade se manifestou imediatamente, ao notar que a Igreja necessitava de importantes reparações. Assim, procedeu ao douramento de vários altares, e não foi esquecida a ermida de Mãe de Deus cujo altar recebe também o devido douramento.

Reabriu ao culto a ermida de São Gonçalo, fechada há já muitos anos, ai passando a haver missa dominical e um centro de catequese infantil.

Em 1963 procedeu ao lageamento do adro da Igreja e São Pedro e, em 1976, a construção do pavimento de mármore á entrada da mesma igreja.

A Monsenhor Baptista Ferreira se ficou devendo a construção da Igreja do Imaculado Coração de Maria, e apenas em dois anos, com donativos, cortejos de oferendas e outras benesses. A 21 de Junho de 1967, dia das suas Bodas de Prata sacerdotais, o major Tomás Ivens Jácome Correia e esposa ofereceram-lhe o terreno na Rua Barão das Laranjeiras. Em 1 de Novembro de 1969 foi solenemente inaugurada a Igreja e, no dia 13, ficou a cantina instalada no edifício anexo onde, mais tarde, se abriu um posto de enfermagem. Em 1979, o Centro Social Paroquial pós ali a funcionar uma creche para crianças entre os 3 meses e os 3 anos de idade.

Em reconhecimento do seu trabalho a Câmara Municipal deu o seu nome a uma das artérias da cidade de Ponta Delgada

O seu funeral realizou-se para o cemitério de São Joaquim após a missa de corpo presente na igreja de São Pedro.