Padre Elias
Faleceu na Clinica do Bom Jesus em Ponta Delgada, a 10 de Junho de 1974, após doença súbita aos 47 anos de idade, o Padre Elias Resendes de André, aquele que foi o fundador da Obra da Rua nos Açores.
Nasceu no Faial da Terra a 21 de Agosto de 1926. Ingressou no Seminário de Angra em 1942, foi ordenado a 1 de Junho de 1952, tendo adotado o nome religioso de Frei Elias do Monte Carmelo.
Estagiou com o Padre Américo, e sob a sua orientação fundou a Obra do Gaiato em Ponta Delgada. Após a morte do padre Américo tornou independente a Obra nos Açores, com a designação de “Obra da Rua” e alargou a Casa do Gaiato às ilhas do Faial e Terceira.
Fundou o jornal “O Apóstolo da Rua”.
Pôs a funcionar o “Calvário”, para doentes incuráveis sem família, o “Ninho” para crianças entre os três e seis anos e o “Lar do Gaiato” para rapazes que estudavam ou trabalhavam em Ponta Delgada.
O seu funeral realizou-se a 11 de Junho de 1974, após missa de corpo presente cocelebrada por 50 sacerdotes, na Igreja do Imaculado Coração de Maria, em Ponta Delgada, de onde seguiu para o cemitério de São Joaquim.