Sidebar

Sidebar predefinida

Padre Raul

Padre Raul de Sousa MedeirosFaleceu a 20 de Junho de 2005 na sua residência em Ponta Delgada, aos 76 anos de idade, o Frei Raul de Jesus, nome adotado em Religião pelo Padre Raul de Sousa Medeiros, diretor dedicado, durante quase 50 anos, às casas do Gaiato dos Açores.

Nasceu a 1 de Junho de 1929 na freguesia dos Arrifes, concelho de Ponta Delgada, no seio de uma família de lavradores. De saúde frágil, foi afastado do trabalho duro da terra o que lhe permitiu dedicar-se aos estudos. Ingressou no Seminário de Angra, mas regressou doente, tendo, por isso, acabado os seus estudos no Liceu de Ponta Delgada.

Recebeu a Ordenação Sacerdotal na Sé Catedral de Angra a 20 de Maio de 1956 e celebrou missa nova na Igreja de Nossa Senhora da Saúde, nos Arrifes, a 29 de Junho do mesmo ano. Depois da sua ordenação como sacerdote, foi diretor durante dois anos do Orfanato João Baptista Machado de Távora na Ilha Terceira.

Fortemente influenciado pela obra do Padre Américo, ingressa na obra de rua e na Casa do Gaiato de S. Miguel como braço direito do Padre Elias, aquele que foi o primeiro rosto da instituição. Em 1974, em sequência da morte desse Padre, fica a dirigir a Casa do Gaiato, onde chegou a ter entre 70 a 80 crianças sob a sua guarda, e o Calvário, instituição que acolhia idosos doentes em fase terminal.

Foi cofundador do Instituto dos Apóstolos da Rua, mais tarde denominado Instituto da Rainha dos Apóstolos, tendo sido o seu diretor e superior desde 12 de Março de 1963 até à sua morte. Ao exercer o cargo de superior, criou o noviciado deste, fundou o Seminário Pio XII, em Ponta Delgada, como sede do mesmo e o Seminário Pio XII em Aljustrel, Fátima. Fundou também a Escola Apostólica do mesmo nome como instituto missionário e, em Coimbra, uma casa destinada a acolher vocações missionárias. Criou também a Aldeia do Padre Américo em Camacha, na Ilha da Madeira, e abriu, juntamente com o Padre Elias, a Casa do Gaiato do Faial e da Terceira. Sempre colaborou e assistiu a Congregação das Irmãs Escravas do Divino Coração de Jesus que também o apoiaram e ajudaram na Casa do Gaiato de S. Miguel, na obra de educar crianças e jovens abandonados, bem como ao cuidar dos idosos.

Expandiu o carisma da obra do Padre Américo em várias partes do mundo, principalmente nas comunidades açorianas radicadas nos Estados Unidos da América, onde a 26 de Março de 1994 foi homenageado pela sua dedicação às casas do Gaiato e idosos dos Açores e, no ano seguinte, pelos 30 anos de serviço e dedicação aos pobres e crianças. Foi também atribuído com o Diploma de Mérito Municipal a 2 de Abril de 2001 pela Câmara Municipal de Ponta Delgada, como prova de reconhecimento pelos importantes serviços em prol do município.

Foi Diretor do Jornal mensal O Apóstolo da Rua, desde a morte do fundador Padre Elias até à extinção do Jornal aquando da sua saída da Casa do Gaiato a 26 de Outubro de 2002, instituição esta que entregou à responsabilidade do Sr. Bispo D. António Sousa Braga.

Afastado da Casa do Gaiato, viveu os últimos anos da sua vida no Seminário Pio XII, em Ponta Delgada, dedicando a sua atenção aos presos e doentes. Frequentemente deslocava-se à Vila das Capelas para visitar a casa que durante tantos anos foi também sua e os meninos que cuidou e que por eles tanto trabalhou e lutou.

O funeral realizou-se às 12 horas do dia 21 de Junho após missa de corpo presente na igreja da Matriz, em Ponta delgada, de onde seguiu em cortejo fúnebre para o cemitério de São Joaquim.