Sidebar

Sidebar predefinida

Rolando de Sousa Lima

Rolando de Sousa LimaFaleceu na sua residência em Ponta Delgada a 19 de Janeiro de 1984, o grande industrial Rolando de Sousa Lima, aos 72 anos de idade, casado com Maria José Borges Ribeiro Lima.

Nasceu em Ponta Delgada a 25 de Novembro de 1911, filho de Nicolau de Sousa Lima homem empreendedor que adquirira e desenvolvera o armazém de atacado e mercearia no centro de Ponta Delgada, tendo também construído a Moagem Micaelense.  Feitos os primeiros estudos em Ponta Delgada no Liceu Antero de Quental,  com o intuito de dar continuidade aos negócios do pai, foi para a Alemanha onde licenciou-se em engenharia moageira. De regresso a Ponta Delgada, dedicou-se à Moagem Micaelense, enfrentando com êxito a crise económica dos últimos anos vinte e primeiros anos trinta.

Deu com seus irmãos continuidade à firma Nicolau de Sousa Lima e à Sociedade Açoriana de Sabões, na Lagoa, sendo o Presidente do Conselho de Administração até à data do seu falecimento.

Director do Banco Micaelense em 1949, desempenhou o cargo de Presidente da Assembleia Geral do então Grémio do Comércio e foi vereador da Câmara Municipal de Ponta Delgada. Foi ainda sócio-fundador do Lions Clube de Ponta Delgada.

Em 15 de Novembro de 1954 fora condecorado com a medalha de 2ª classe do Ministério do Trabalho da Bélgica.

Foi considerado em 1982 o industrial do ano pelo jornal Correio dos Açores.

Em 1983 recebeu do Presidente da Republica Ramalho Eanes, aquando da sua passagem por Ponta Delgada, as insígnias de Grande-Oficial da Ordem do Mérito Industrial, como justo reconhecimento da sua acção e da importância das suas empresas no contexto da economia açoriana.

Faz parte desde 2007 da toponímia do parque empresarial de Ponta Delgada: o Azores Parque.

O seu funeral realizou-se após missa de corpo presente, na Capela de Sant’Anna em Ponta Delgada, seguindo para o cemitério de São Joaquim.