João Domingos Pedro Taveira
Faleceu a 11 de Junho de 2016 no Hospital do Divino Espírito Santo, aos 75 anos, João Domingos Pedro Taveira.
Nasceu a 27 de Julho de 1940 no Cabouco, Lagoa, Ilha de São Miguel.
Engenheiro Técnico Agrário, formado em Coimbra, iniciou a sua actividade profissional na ilha de São Jorge em 1962, na fase de instalação dos Serviços Florestais na referida ilha, exercendo as funções de técnico e de Chefe de Divisão do Serviço Florestal de São Jorge até à data da sua aposentação em 6 de Fevereiro de 2009.
Entre 1974 e 1979, período da vigência do Programa Pecuário dos Açores, enquanto Instituto Público, foi o principal responsável pela sua execução em São Jorge, nos trabalhos de aproveitamento e transformação de terrenos incultos em pastagem e na construção da vasta rede dos caminhos de penetração na ilha.
Foi provedor da Santa Casa da Misericórdia de Velas entre 1971/1976 e 1989/1997, e ocupou os cargos de Vereador Municipal e Membro da Assembleia Municipal de Velas, tendo ainda desempenhado várias funções na actividade associativa e desportiva concelhia.
Foi-lhe atribuída a Medalha de Prata do Município de Velas em cerimónia solene realizada nos Paços do Concelho de Velas, no dia 23 de Abril de 2002, feriado Municipal e dia de São Jorge, sendo na mesma data, elevado à dignidade de confrade honorário cruzado da Confraria do Queijo de São Jorge.
Foi, igualmente, atribuída a Insígnia Autonómica de Dedicação, em Maio de 2011, nas Condecorações do Dia dos Açores, consistindo a distinção “em relevantes serviços prestados na administração pública, bem como agraciar funcionários que demonstrem invulgares qualidades dentro da sua carreira e que pelo seu comportamento possam ser apontados como exemplo a seguir”.
O seu funeral realizou-se para o cemitério de São Joaquim no dia 12 de Junho, após missa celebrada na Capela de São Joaquim, pelo Padre João Luciano Rodrigues.